___________ ______________ _______________ _ _ _ _ ______
____ __________________________ __________ _____ _ _ _ ______________
___________ ______________ _______________ _ _ _ _ ______
____ __________________________ __________ _____ _ _ _ ______________

Comunicado FCAP/UPE Professores e Disciplinas

Comunicado FCAP/UPE - Professores e Disciplinas

Na manhã de ontem (04/03), houve uma reunião na Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), com participação da Pro-Reitoria de Graduação e dos Diretores das unidades de ensino que enfrentam igualmente a problemática da falta de professores neste semestre letivo.

Ficou esclarecido que, a falta de professores na FCAP decorre de um longo período sem concursos públicos. Os 11 (onze) professores recém-nomeados não foram suficientes para suprir a demanda, sobretudo diante das recentes aposentadorias. Ressalte-se que, tal situação fora noticiada pela FCAP desde novembro/2019 e, que, há anos, a ministração integral de aulas só é possível mediante a contratação temporária de professores substitutos, como é de amplo conhecimento da comunidade acadêmica e da gestão central da UPE.

Contudo, os contratos temporários expiraram suas validades, e a SAD, por imposição do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, não autorizou sua renovação.

Deliberou-se que, na próxima semana, será deflagrado processo simplificado de contratação temporária de professores para todas as unidades, sendo 14 (catorze) vagas destinadas à FCAP. Paralelamente a isso, professores de outras unidades (FFPNM, Poli, etc.) colaborarão com a FCAP, diminuindo a demanda de professores substitutos. A expectativa é de que, no final do mês corrente ou, no máximo, na primeira semana de abril, toda essa demanda seja suprida.

Enquanto isso, a orientação é a de que os professores em exercício na FCAP antecipem as suas aulas, abrindo “espaço” para aqueles que começarão depois.

Cabe, por fim, o registro de que todos os componentes curriculares serão ministrados, não havendo prejuízo à carga-horária de nenhuma disciplina e nem ao calendário acadêmico.

Receba notícias da FCAP

Digite seu melhor email
OK